sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CUITE - PB


Cuité, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2007 sua população era estimada em 20.197 habitantes. Área territorial de 758 km².
Mesorregião Agreste Paraibano
Microrregião Curimataú Ocidental

Municípios limítrofes Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Nova Floresta, Picuí, Pedra Lavrada, Cubati e Sossego
Distância até a capital 235 quilômetros
Características geográficas
Área 735,334 km²
População 20.197 hab. est. 2007
Densidade 26,3 hab./km²
Altitude 667 metros
Clima quente e seco
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,588 PNUD/2000
PIB R$ 34.513.960,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 1.759,21 IBGE/2003

Conheça Cuité!!!


Situada no Curimataú da Paraíba e fundada em 17 de julho de 1678, Cuité encontra-se a 117 km de Campina Grande e tem como principais atividades, o comércio e a agricultura de subsistência. O nome Cuité significa “vasilha real” e originou-se do uso que os índios Paiacus, que pertenciam a tribo dos Cariris que aqui habitavam, faziam da cuia fabricada através do fruto do coitezeiro.


O manancial do Olho D’Água da Bica é um grande poço, que jorra água incessantemente, é cercado por grandes rochas negras de 140 m de altura, que o torna mais atraente e misterioso. Ainda hoje é possível apreciar pedras com inscrições dos índios. É lá, onde fica o maior teatro ao ar livre da Paraíba, onde todos os anos é encenada a Paixão de Cristo, pelo grupo de Teatro Amador de Cuité – TEAC.

Fronteiras:


» A Norte com o Estado do Rio Grande do Norte.
» A Leste com Cacimba de Dentro e Barra de Santa Rosa.
» A Oeste com Nova Floresta, Picuí e Pedra Lavrada.
» A Sul com Cubati e Sossego.



Clima:

O Clima predominante é quente e seco. Por sua latitude, quase sempre apresenta uma temperatura, oscilante entre 17° C e 28° C. A precipitação pluviométrica anual é de 916, 30 mm e a média mensal é de 76, 35 mm.

Relevo:

Sua topografia é muito acidentada, pois faz parte da cadeia de Serras, que são estas: A da Borborema, a de Cuité e a da Caxexa (que forma a o boqueirão do Rio Curimataú). Existem ainda as serras que completam a cadeia, como: a do Bom Bocadinho, a da Canastra. do Damião, de Milagres, de Muquém e do Japi.

Hidrografia:

O rio mais importante que cruza o município é o Rio Curimataú. Destaca-se ainda, a presença dos rios Japi (ou Jacu), Santa Rosa e Cachorro Pintado. Há também riachos, como do Urubu (ou Cabelo), Poleiro (ou das Almas), Quandu e Da Cruz, sendo todos temporários. O açude que mais se destaca e é o responsável pelo abastecimento de água na cidade é o Boqueirão do Cais.

Características Físicas:


» Localizado na messorregião do Agreste Paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental.
» Distância de João Pessoa: 235, 1 Km.
» Distância de Brasília: 2. 713, 1 Km.
» Sua altitude em relação ao nível do mar é de 667m.
» Cuité é o 12° município em extensão do estado da Paraíba, com uma área de 758, 6 Km².

População:

Os dados do Censo de 2002, atualizados em 04 de maio de 2002, registraram uma população total de 19. 946 mil habitantes, dos quais 12. 071 residem na zona urbana e 7. 875 na zona rural. Destes, 9. 773 são do sexo masculino e 10. 173 são do sexo feminino.

Rodovias e Transportes Coletivos:


» Rodovias Estaduais: PB - 137, PB - 149, PB - 151.
» Transportes Coletivos: Viação São José, Viação Jardinense e Viação Guarabirense, que intermediam o translado da população para Campina Grande, Natal e João Pessoa, além de outras localidades.

Um outro tipo de geração de renda, no qual o município está apostando é o turismo. Já contamos com um calendário de eventos durante todo o ano, que traz milhares de turistas a cidade. Dentre deles: a Emancipação Política de Cuité, dia 25 de janeiro, onde são promovidas várias comemorações, como: alvoradas, missas, maratonas e festas para a população.



Na Semana Santa, vários eventos acontecem no município, além dos promovidos pela igreja católica, há também a encenação da Paixão de Cristo, no Olho D'Água da Bica. O grupo responsável pela apresentação é o Teatro Amador de Cuité - TEAC, que conta com cerca de 400 atores. Cerca de 4 mil fiéis, de toda região, comparecem as apresentações.



As festividades juninas ganharam um local todo especial para realização: O Arraial da Serra. A Prefeitura Municipal de Cuité patrocina todo o evento que conta com cerca de 15 dias de festas para toda a população. Com isso ganhou o título de melhor São João do interior da Paraíba. Aproveitando o clima frio e nevoento da cidade, os turistas comparecem em massa nessa época, cerca de 10 mil visitantes.



A tradicional Festa da Padroeira de Cuité é uma data importante, pois nessa ocasião muitos dos nossos conterrâneos voltam ao seu lugar para as comemorações alusivas a Nossa Senhora das Mercês, que é comemorada em 24 de setembro. Tanto a parte religiosa como a profana garante muita emoção todos aqueles que nos visitam.

Duas grandes vaquejadas fazem parte do calendário de eventos do município: A Vaquejada do Parque José Pessoa e a Vacaju, ambas realizadas no parque já citado. Há cada ano, mais vaqueiros se candidatam aos prêmios oferecidos. A casa de show Portal do Forró realiza, durante o evento, festas com as melhores bandas de forró do nordeste.

As festividades natalinas são comemoradas no município, através de eventos religiosos, com a realização de encenações do nascimento de Cristo, pastoril, como também a parte profana, com festas no Arraial da Serra.

As terras onde Cuité foi fundada foram doadas pelo senhor Caetano Dantas e sua esposa e requeridas à Capitania de Itamaracá. O ato foi em louvor a Nossa Senhora das Mercês. Por este fato, foi erguida no local uma capela.

Outros sítios, que possuíam pequenos mananciais também atraiam pessoas, afim de banhos, como: sítio do Marimbondo, sítio do Ingá, sítio do Imbé, sítio do Jatobá e a Lagoa de Seu Juvino.

A prática de medicina popular é bem difundida no município, devido nossas heranças e tradições. É grande a variedade de plantas medicinais nativas existente, por este fato torna-se difícil catalogá-las. Muitas são cultivadas em quintais.

Em Cuité recebemos o sinal de 04 maiores redes de TV do Brasil: Globo, SBT, Record e Band. Temos também uma rádio comunitária, a Stúdio FM, sintonizada na freqüência 90, 3 MHz.

Há grandes nomes na literatura local, como Oswaldo Venâncio dos Santos, Onaldo Venâncio, Claúdio Limeira, José Antônio Assunção, Aércio Cândido, Dinamérico Soares do Nascimento e Manoel Nunes Machado, dos quais muito nos orgulhamos.
Cuité » História

O nome Cuité vem do uso que os índios Cuités, da grande tribo dos CArirís, faziam do fruto da coitezeira utilizando para o fabrico de cuías, gamelas e cochos. No dialeto indigena Cui quer dizer vasilha e eté grande, real, ilustre. Esses índios foram aldeados em 1696, pelo padre João de Barros.

Em 1704, foi doada a primeira sesmaria do lugar, solicitada pelo Conde de Alvor. Na mesma época Caetano Dantas Correia, recebeu a possa da lagoa de Cuité. Acompanhado do seu irmão Simplicio Dantas Correia, iniciaram a colonização e construiram a capela Nossa Senhora das Mercês.

O progresso foi rápido e já em agosto de 1801 libertava-se da freguesia de Caicó RN, em 1800 Cuité foi elevada a categoria de distrito e em 1854 elevou-se a condição de município. Por várias vezes Cuité foi suprimida e anexada para finalmente ter sua independência administrativa pelo Decreto Lei Estadual nº 39 de 10 de abril de 1940.
Fonte: FAMUP

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008 (QUARTA-FEIRA), PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

COMO VOCÊ CHEGOU AO LINK "DIVISA RNPB?