quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ANTIGO SANTARÉM, ATUAL JOCA CLAUDINO-PB



Nascida pelos idos de mil e novecentos, sob várias denominações, PedocaOutro Lado,Várzea de Cacimba, servia para pousada e acomodação de descanso das tropas de burro do comerciante conhecido por Manoel Mamoso, ocupou uma área de terreno devoluto, que para repouso, abrigava-se sob a sombra de pereiros e juazeiros, quando viajava do Estado do Ceará com destino comercial ao Rio Grande do Norte, que sob a sombra das tradicionais árvores do sertão ali encontrava repouso.
Em 1912, o senhor Pedro Anacleto de Andrade, adquiriu de Manoel Mamoso as terras antes ocupadas por este, sendo a sua nova denominação Santarém dada por José Gualberto de Andrade, que se tornou proprietário do imóvel e outros herdeiros.
Historicamente a origem do nome está ligado ao fato destas terras terem como primeiros habitantes os índios Icós-Pequenos, Paiacús e Quincus-Pequenos, oriundos do vizinho estado do Ceará.
Em1979 , o Padre Antonio José Duarte, adquiriu através de escritura pública compra/venda do senhor José Gualberto de Andrade, pai de outro ilustre filho da cidade, Cônego Luiz Gualberto de Andrade, incansável batalhador pela educação no sertão da Paraíba (e herdeiros) as terras que hoje fazem a cidade de Joca Claudino, na época existindo casas em pequeno número construídas de tijolo e taipa, alguns poços amazonas e reduzido número de bovinos, caprinos e suinos.
Em  1981 teve início a construção da Capela São José Operário, Padroeiro local, sendo inaugurada em1983 desenvolvendo-se em seu redor o núcleo urbano do antigo Distrito de Santarém, sob o constante trabalho do Padre Antonio José Duarte que tinha a sua família aqui radicada, vendo a situação tanto das terras como dos seus mínimo habitantes, levantou logo a idéia de ser em dias futuro uma Cidade.
Com o constante trabalho e persistência, ocorreu em 1985, precisamente no dia 13 de outubro, a fundação da Sociedade Educacional e Assistência Social São José Operário, exclusivamente com fins de captar recursos para beneficiar a comunidade, e logo passou a trabalhar para o crescimento de sua terra natal, pois aqui seus pais constituíram a descendência dos Duarte, na fazenda Santarém, como era denominada a atual cidade; começou então Joca Claudino a receber os benefícios trazidos pelo seu ilustre filho, Padre Duarte como é conhecido nestes sítios sertanejos, que em constantes contato com instituições brasileiras e do exterior, a exemplo do  do Canadá , Alemanha, e ainda com a cooperação de amigos do sul do país, e devido ao seu espírito de pioneiro e desbravador, através de informações bem elaboradas e diagnósticos sócio-geográficos, veio a ter Joca Claudino, determinados equipamentos comunitários, que lhe davam as condições de no futuro adquirir sua emancipação administrativa. Em2010 através da Câmara Municipal a cidade teve seu nome alterado de Santarém para Joca Claudino, uma personalidade ilustre
FONTE: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008 (QUARTA-FEIRA), PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

COMO VOCÊ CHEGOU AO LINK "DIVISA RNPB?