
HistóriaFundação: 25 de Outubro de 1855 (156 anos)
A origem do nome Mamanguape é a junção dos nomes indígenas cujo significado é: “água boa de se beber”. A antiga área de ocupação da cidade compreendia territórios hoje pertencentes a dez municípios: Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Capim, Cuité de Mamanguape e Mataraca, contando com praias como Barra de Mamanguape e Praia de Campina, hoje pertencentes à Rio Tinto. Chegou a ser a 2° cidade mas desenvolvida da Paraíba e por causa disso teve o privilégio de receber o imperador Dom Pedro II.
Economia
Existe um vasto comércio de roupas, eletro-eletrônicos, calçados, alimentos, agências bancárias, usinas de açúcar, álcool e cachaça e tambem a um gasoduto que abastese dois postos de combustivel da cidade e tambem vende para outras cidade. O rio Mamanguape banha o município, mas sofre com os estragos provocados pelas usinas e plantações de cana; o desmatamento das plantas ribeirinhas provoca a lenta morte do rio, o assoreamento é evidente à altura da BR-101, mas também o seu estado atual se deve a criação de barragens em todo o seu trajeto,.
- Bancos
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Bradesco
- Lojas de móveis e eletros
- Armazém Paraíba
- Lojas Maia
- Decorama
- Lojão Paraíso
- Mercosul²
- Magazine Center
- Usinas e engenhos
- Monte Alegre²
- Bandeira Branca
- Amore
Comunicação
Mamanguape é servido pelos principais meios de comunicação tais como: Telefones (fixo e móvel), Internet (Rádio, Satélite e discada), Rádios (AM e FM), TV (canais abertos e fechados).
Turismo
Pontos interessantes do município: Casa do Imperador, casas tombadas, o presídio as Igrejas São Pedro e São Paulo, do Rosário e de São Sebastião. Possui vastas matas virgens como por exemplo: Mata dos Guaribas, Bica do Sertãozinho, Reserva do Pau-Brasil e o Horto Florestal, além do Hotel Fazenda Camaratuba .
- Feriados
- 29 de Junho Padroeiros São Pedro e São Paulo
- 25 de outubro Emancipação Política
- Centro Cutural Fenix
O antigo Mercado de Mamanguape que foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa, em 1874, há 134 anos. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o Capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento, seis anos depois, pelo então Prefeito Cel. José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato de Prefeito, o Major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa.
Em 6 de agosto de 1943 tem conhecimento da última restauração realizada no antigo Mercado, há 65 anos pelo Prefeito Dr. José Fernandes de Lima. Em 2005 o mercado se mudou para outro local da cidade ficando assim o prédio abandonado mas, em 2006 se teve início dos trabalhos para o antigo Mercado se transforma em uma Centro Cultural. Em 4 de julho de 2008 a restauração do prédio foi inaugurada pelo ex-prefeito Fábio Fernandes Fonsêca, se transformando no Centro Cultural Fenix. O prédio conta com um auditório multiuso (cinema, teatro, música, apresentações folclóricas, seminários, congressos, palestra, lançamento de livros, festival e capacitações); brinquedoteca; sala de reboco (espaço para exposições e performances diversas); inclusão digital; sala de música; espaço para oficinas temáticas (artesanatos, danças e artes plásticas), camarim, lanchonete e banheiros.
Religião
A maioria da população é católica. Há uma igreja matriz e oito igrejas menores na cidade. O restante da população pertence às religiões protestante, mórmon(A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), testemunhas de Jeová, adventista e espírita. Além do local de reuniões já existente, será construída uma capela no bairro da Gurgurí para reuniões dos mórmons.
Educação
Na educação se destaca o Instituto Moderno, patrimônio histórico da cidade, fundado por Adaitom Coelho Costa que foi promotor de Mamanguape e de outros municípios da Paraíba.
Também há escolas importantes como: Executivo Colégio e Curso, Colégio Novo Astral, Centro Educacional Beatriz Menezes dentre outras públicas e particulares.
Uma conquista importante foi o campus da Universidade Federal da Paraíba, que possui vários cursos (Hotelaria, Ciências Contábeis, Matemática, Secretariado Executivo Bilingue, Ecologia, Ciências da Computação, Design e Pedagogia)
Também Mamanguape já dispõe de uma Escola Profissionalizante de Cursos Técnicos – Escola de Enfermagem Rosa Mística – com cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar em Consultório Dentário, Técnico em Higiene Dental, entre outros.
Finalmente, há dois cursos de línguas (Inglês e Espanhol, reconhecidíssimos por suas excelências- CCAA e WAVE .
Bairros e conjuntos habitacionais
Mamanguape possui doze bairros e dois conjuntos habitacionais
- Bairros
- Centro
- Campo
- Bela Vista
- Sentãozinho
- Alto do Cemitério
- Vale Verde
- Gurguri
- Areal
- Planalto
- Cidade Nova
- Terra Nova
- Conjuntos habitacionais
- Manoel Fernandes
- Cícero Lucena
Filhos ilustres
- Carlos Dias Fernandes
- Castro Pinto
- Flávio Clementino da Silva Freire
- José Fernandes de Lima
- Marcos Barboza
- Coronel José Castôr do Rêgo
- Manuel Pessoa de Brito
Brasão | Bandeira |
Meu caro blogueiro, as informações sobre "matas" no seu blog, assim como na wikipedia, estão equivocadas por demais. Porém sua postagem tem 2 anos, e talvez já tenha se inteirado de algumas situações. Mas, se não se importa, gostaria de contribuir. O município de Mamanguape possui alguns fragmentos isolados de mata atlântica (nenhum deles, vasto), mas como certeza nenhum deles, infelizmentem, poderia ser chamado de "mata virgem". Aliás, esse termo não tem validade técnica. Talvez floresta primária, isto é, uma que nunca tenha sofrido intervenção humana. Porém, nesse estágio também não temos mais. As únicas que têm um melhor estado de conservação e proteção vigilante estão na Reserva Biológica Guaribas, Unidade de Conservação (UC)Federal, administrada pelo ICMBio. A mata da Bica de Sertãozinho está à míngua, com algum interesse do Governo estatal de transformá-la em Unidade de Conservação (Lei 9.885/2000). O Horto Florestao é um pequenino bosque que foi devolvido pelo IBAMA à municipalidade (não tenho informações de como está), e a chamada "Mata do Pau-brasil" também não tem, até onde sei, proteção efetiva.
ResponderExcluir