Datam da primeira metade do século XIX as origens de Mataraca. A povoação surgiu com a implantação do sítio Mataraca, pouco se sabendo das pessoas que ali habitaram. Acredita-se porém, que sua história esteja muito ligada à formação do núcleo populacional de Mamanguape, em virtude da proximidade entre ambas. Alcançou grande prosperidade e seu comércio atingiu elevado movimento. Tento é que em 1907, as economias de muitos comerciantes atraíram a cobiça de bandidos que, liderados pelo filho de um deles, assaltaram a localidade, terminado por assassinar Luís Guilherme, proprietário de um rico engenho. Em vista deste acontecimento, o comércio local entrou em vertiginoso declínio.
A primeira capela foi construída com dinheiro arrecadado por uma feira missionária e situava-se no mesmo local da atual matriz.
Sua autonomia administrativa foi alcançada através da Lei n.º 3.047, de 17 de junho de 1963, ocorrendo sua instalação oficial a 21 de outubro de 1964, desmembrada de Mamanguape com território formado apenas pelo distrito da sede.
Significado do Nome
O topônimo Mataraca é originário do latim e significa monte de formiga Nas divisões administrativas do Brasil correspondentes a 1911, 1936, 1937 e nas referentes aos qüinqüênios 1939-43, 1944-48 e 1949-53, Mataraca ficou como distrito de Mamanguape.
FESTAS POPULARES
Entre as manifestações populares estão, a festa do Padroeiro Bom Jesus,que é comemorado com nove noites festivas, à partir do dia 23 à 31 de dezembro, levando milhares de fiéis as ruas,e a tradicional festa de São Sebastião, que acontece durante o mês de janeiro.No dia 17 de junho é comemorado a emancipação política.
Limites
Baía da Traição (20 km), Mamanguape (42 km), Jacaraú (48 km), Baía Formosa - RN (41 km), Taquaretama – RN (46 km) e o Oceano Atlântico. Distante 84 km de João Pessoa, Mataraca tem uma área de 344 km2, ocupando no Estado da Paraíba o 61º lugar em tamanho.
Principais Pontos Turísticos
Ordenhas, cavalgadas e trilha ecológica
Oferecidas pelo hotel fazenda do município.
Praia Barra de Camaratuba
Camaratuba é a última praia da Paraíba, fica a 13 quilômetros do Rio Grande do Norte (divisa). A Barra é formada por pequenas baías. A ponta já faz parte da reserva potiguara. Suas águas encontram os rios Mamanguape e Cumarú, ambos da reserva indígena.
Preservação da área de mangue
A Câmara Municipal de Mataraca aprovou no dia 13 de fevereiro/98 uma lei municipal criando o Parque Ecológico de Barra do Camaratuba, que permite a preservação de toda a região manguezal do ambiente e o complexo Acaju Tibiró, que na língua tupi quer dizer praia do caju azedo ou de sabor desagradável. O parque protege 3.500 metros de mar.
O complexo envolve as praias a partir da foz seguindo por Cardosa, Tambá do Forte e Baía da Traição, que fazem parte do território dos índios Potiguara. A criação do parque contou com a luta de nativos e pessoas de fora que freqüentam a Barra do Camaratuba.
Vila Barra de Camaratuba, MATARACA-PB
A margem direita do Rio Guajú, no centro da região de fronteira, esta a vila de pescadores de BARRA DE CAMARATUBA, ultimo distrito do Estado da Paraíba, pertencente ao município de Mataraca-PB, encravada entre dunas grandes reservas ecológicas a “Barra” como os nativos a denominam, é o que se pode chamar de paraíso tropical, com uma população que não chega a mil habitantes o vilarejo, vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista, com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura
Mataraca-PB |
População (Jul/2005): 6.201 |
Área (Km²): 174,40 |
PIB (2002): 81.097 |
Fonte: IBGE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário